Variabilidade espacial da fertilidade de solo em pomar de uva de mesa em Petrolina - PE.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: MENDES, A. M. S.; SILVA, D. J.; BASSOI, L. H.

Resumo: O conhecimento da variabilidade dos atributos químicos do solo é uma importante etapa para a definição de zonas de manejo da fertilidade do solo, permitindo à aplicação de fertilizantes a taxa variável. O objetivo deste estudo foi caracterizar a variabilidade espacial de atributos químicos do solo em um pomar de videira de mesa cultivada sob irrigação, em Petrolina, PE. As amostras de solo foram coletadas em um grid de 3,5 × 4 m, totalizando 168 pontos de amostragem e uma área de 1820 m2 (42 × 60 m). Determinaram-se os seguintes atributos: teores de P, K, Ca, Mg, e calcularam-se as relações Ca/Mg, K/Mg, Ca/Mg e (Ca+Mg/K). Os dados foram analisados utilizando estatística descritiva, a fim de verificar os parâmetros de tendência central e dispersão. A variabilidade espacial foi determinada pelo cálculo do semivariograma, e a construção de mapas de contorno foi feita com valores obtidos na interpolação por krigagem ordinária. A dependência espacial dos teores de K, Ca e Mg no solo nas duas profundidades avaliadas foi caracterizada, sendo possível a construção de mapas com zonas homogêneas quanto à essas variáveis.

Ano de publicação: 2014

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.