Fator de decisão para transição agroecologica no Polo Rio Capim no Nordeste Paraense.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: VASCONCELOS, M. A. M.; KATO, O. R.; TORRES, C. M.; BRONZE, A. B.; FREITAS, P. C. S. B.

Resumo: O trabalho tem como objetivo interpretar o conjunto de variáveis que mais condicionam as decisões sobre a transição agroecológica. A pesquisa foi realizada no Polo do Capim com 400 famílias. As variáveis consideradas foram: escolaridade do marido (E_SMA), tipo de uso da terra(TUT), área de pastagem (A_PAST), área de roça-capoeira (A_RCAP. O fator denominado uso da terra tradicional, explicou 13,595% da variância total dos dados e englobou as variáveis, (TUT), (A_PAST), (A_RCAP) e (E_SMA). As três primeiras apresentam uma relação direta com o fator e inversa com a variável (E_SMA), o que denota que o uso atual da terra não depende da escolaridade. O TUT atual, é baseado na derruba e queima da floresta para o plantio de culturas alimentares. Conclui-se que uso da terra tradicional está diretamente relacionado com as variáveis do fator, e traz justificativas como o apego e domínio das práticas corte-queima e aos cultivos tradicionais.

Ano de publicação: 2014

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.