Caracterização do sistema radicular de linhagens de milho em solução nutritiva sob baixo e alto fósforo.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: HIPOLITO, L. P. T.; ABREU, M. G.; RIBEIRO, C. A. G.; GUIMARAES, C. T.; PASTINA, M. M.; SOUSA, S. M. de

Resumo: O fósforo (P) é um dos nutrientes minerais mais importantes para o crescimento e desenvolvimento das plantas. Modificações na arquitetura do sistema radicular são particularmente importantes para aumentar a absorção de P nas plantas em razão da baixa mobilidade desse nutriente no solo. Uma abordagem promissora para superar a deficiência de P em solos tropicais é explorar a diversidade da morfologia radicular. O objetivo deste trabalho foi caracterizar genótipos da coleção de milho da Embrapa Milho e Sorgo quanto às características do sistema radicular relacionadas com a eficiência na aquisição de P. Assim, 182 linhagens de milho foram avaliadas em um sistema de pastas em solução nutritiva em duas doses de P, 2,5 μM (baixo P) e 250 μM (alto P) sob condições controladas. O sistema radicular foi escaneado após 13 dias do transplante e as imagens obtidas foram analisadas com o auxílio do software WinRHIZO, sendo avaliadas as características de morfologia radicular: comprimento total (cm), diâmetro médio (mm), área de superfície total (cm2), área de superfície de raízes com diâmetro entre 0-1, 1-2, >2 mm (cm2) peso seco da raiz e parte aérea. Alta herdabilidade e baixo coeficiente de variação foram observados para a maior parte das características analisadas em ambas as condições, exceto para área de superfície de raízes com diâmetro entre 1-2 mm e peso seco da raiz. Houve diferença significativa entre genótipos, e também entre níveis de P, considerando todas as características analisadas. Os genótipos sob baixo P apresentaram menores valores para todas as características, em relação aos submetidos a alto P. O diâmetro médio apresentou correlação negativa com a maioria das características radiculares avaliadas. Todas as características, com exceção do diâmetro médio, apresentaram correlação entre si e com o peso seco total, sugerindo que há uma vantagem em aumentar o volume radicular para se aumentar a biomassa da parte aérea. Através da análise de componentes principais foi possível observar genótipos contrastantes para a morfologia radicular e peso seco. Os resultados obtidos nesse trabalho mostraram que o conjunto de linhagens de milho da Embrapa Milho e Sorgo apresenta diversidade quanto as características analisadas e que os resultados fenotípicos poderão ser usados para a descoberta de regiões genômicas/genes de morfologia radicular relacionados com a eficiência da aquisição de P em milho.

Ano de publicação: 2014

Tipo de publicação: Folhetos

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.