A inovação da inovação na pesquisa agropecuária.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: SILVA, J. de S.

Resumo: O paradigma clássico de inovação da ciência moderna está em crise. Seu monopólio já não existe. Suas contribuições ficam limitadas aos fenômenos físicos, químicos e biológicos com natureza e dinâmica independentes da percepção humana. Nem tudo funciona de acordo com ?leis universais?. Para os fenômenos vinculados ao processo de inovação, é relevante conhecer os processos de interação social por meio dos quais diferentes grupos de atores constroem distintas percepções da realidade. Acompanham o paradigma, em sua crise, os conceitos/categorias que sustentam a ideia de ?progresso/desenvolvimento? por ele viabilizada. Sua crise se vincula à crise da civilização ocidental e sua sociedade industrial, cujo modo de produção e consumo responde a uma coerência instrumental-utilitarista sem correspondência com os limites da Terra, razão por que estamos vulneráveis, do cidadão ao planeta. Como a crise de uma época histórica é a crise da visão e pensamento dominantes, o caráter sistêmico da referida crise erode a hegemonia do paradigma de inovação derivado de ambos. Chegou a hora de inovar nossa forma de inovar.

Ano de publicação: 2011

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Unidade: Embrapa Algodão

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.