Tecnologia de sêmen e inseminação artificial em caprinos.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: MAIA, M. da S.

Resumo: A inseminação artificial (IA) é a técnica de reprodução assistida, mais antiga e mais utilizada na produção animal. Associada à preservação dos espermatozoides, a inseminação artificial, oferece muitas vantagens aos criadores, uma vez que possibilita acelerar o melhoramento genético do rebanho, controlar as doenças sexualmente transmitidas, bem como, preservar o material genético de raças ameaçadas de extinção. No entanto, em caprinos a técnica é pouco difundida comparada com outras espécies. Isso se deve em parte aos resultados de fertilidade irregulares e geralmente, baixos obtidos com o uso de sêmen congelado. Os avanços recentes nesta tecnologia têm-se concentrado principalmente na preservação da viabilidade / capacidade fertilizante dos espermatozóides, melhorando a composição dos diluidores e alterando protocolos de refrigeração / congelamento e nas técnicas de avaliação da qualidade espermática, com o objetivo de prever a fertilidade do sêmen. O artigo discute as tecnologias atualmente utilizadas no processamento do sêmen e seus efeitos sobre a qualidade do sêmen, bem como as técnicas de IA aplicadas em pequenos ruminantes e suas taxas de sucesso.

Ano de publicação: 2014

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.