Desenvolvimento de aveia branca em diferentes manejos fisicos e quimicos em nitossolo.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: BAMBERG, A. L.; MARTINAZZO, R.; SILVEIRA, C. A. P.

Resumo: A utilização de aveia como cobertura do solo manejado em sistema plantio direto vem sendo muito empregada no sul do Brasil, contudo, impedimentos físicos e químicos do solo limitam o seu desenvolvimento radicular. O objetivo desse trabalho foi avaliar a combinação de estratégias de melhoria física e química na semeadura sobre o desenvolvimento da aveia branca em Nitossolo Vermelho sob sistema plantio direto. Os tratamentos foram distribuídos em blocos ao acaso em esquema fatorial, possuindo como fator principal o manejo mecânico e secundário o manejo químico. Os manejos mecânicos empregados foram: o SPD7 ? Sistema de Plantio Direto com sulcador da semeadora atuando a 7 cm de profundidade, como Testemunha, e a 11 cm como SPD11, esse como estratégia de manutenção do SPD; e CM ? cultivo mínimo realizado com um subsolador, como estratégia de melhoria física, porém contra os ideais do SPD. Os tipos de manejo químico foram à adição na linha de semeadura, de calcário de xisto e de calcário dolomítico. Avaliou-se a produção de massa verde e seca e a concentração mineral de nitrogênio, cálcio, magnésio, cobre e zinco. O calcário de xisto disponibilizou mais minerais para aveia resultando em maior desenvolvimento da planta, expresso pela maior massa verde e seca, bem como, a estratégia de melhoria física na semeadura, o SPD11, quando comparado ao SPD7, no entanto, o CM foi o que apresentou as maiores concentrações e massa seca da parte aérea das plantas.

Ano de publicação: 2014

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.