Abordagem conexionista para análise espacial exploratória de dados socioeconômicos de territórios rurais.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: SILVA, M. A. S. da; SIQUEIRA, E. R. de; OTEIXEIRA, L. A.

Resumo: O uso de técnicas de análise multivariada para avaliação espacial exploratória de dados agregados por áreas rurais tem se mostrado útil na caracterização e tipologia territorial. Ganha destaque nesta tarefa a abordagem conexionista, em especial a rede neural não supervisionada do tipo Mapa Auto-Organizável (MAO), ao agregar funções de análise de agrupamentos e de visualização de dados. Este trabalho estudou a capacidade da rede MAO no processo de avaliação exploratória de dados oriundos de múltiplas fontes para fins de determinação de agregados locais no Território Rural Centro-Sul de Sergipe (TRCSS). Os resultados evidenciaram que, apesar de homogêneo, o TRCSS apresenta subgrupos territoriais com diferenças significativas para as variáveis estudadas

Ano de publicação: 2010

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.