Estruturação da vigilância epidemiológica e manejo populacional de suídeos asselvajados (Sus scrofa) para área livre de peste suína clássica do Brasil.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: SILVA, V. S.; PELLEGRIN, A. O.; MOURAO, G. de M.; TOMAS, W. M.; CAMPOS, Z. M. da S.; KRAMER, B.; BORDIN, L. C.; RECH, R. R.; TREVISOL, I. M.; ESTEVES, P. A.; JULIANO, R. S.; PIOVESAN, U.; PANDOLFI, J. R. C.; DALMEDICO, G.; DAMBROS JUNIOR, D.; MARQUES, J. R. M; PEIXOTO, J. de O.; SILVA, M. C.; CAVALCANTI, A.; FILIPPINI, A.; SALVADOR, C. H.; TORTATO, M.; JORGE, R. S. P.; CELANT, T. M. B.; VILLAS BOAS, J.; SOUZA, G. N. de; GATTO, L.; VESCHI, J. L. A.

Resumo: A vigilância de doenças em animais selvagens é fortemente incentivada pelos Organismos Oficiais de Saúde Humana e Animal, devido ao papel desses animais como vítimas, reservatórios e/ou sentinelas de doenças de interesse em saúde pública e animal. Neste contexto, destacam-se as espécies exóticas consideradas invasoras, como javalis (Sus scrofa scrofa) e seus cruzamentos com suíno domés- tico de vida livre, pois são exóticos à fauna brasileira e estão entre as 100 piores espécies invasoras do mundo, crescem e disseminam-se rapidamente, alterando ecossistemas e ameaçando a saúde pública e animal. A inclusão dos suídeos asselvajados na vigilância de Peste Suína Clássica (PSC), para reconhecimento do status da doença pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), é hoje uma realidade. Porém, qualquer intervenção sobre essas populações requer um engajamento multidisciplinar e interinstitucional, que difere da abordagem aplicada aos animais domésticos. Os aspectos ecológicos, conservacionistas, sociais, econômicos, éticos e de segurança pública, juntamente com as questões sanitárias implicadas, suscitam a necessidade de atuação sinérgica entre órgãos governamentais e não governamentais, para estruturação de um processo que agregue os componentes necessários ao manejo e gestão populacional da espécie invasora, atrelada ao monitoramento e vigilância sanitária. Para complementar o sistema de vigilância vigente do Plano Nacional de Sanidade Suídea (PNSS/MAPA), incluindo monitoramento populacional e sanitário de suídeos de vida livre, a Embrapa está desenvolvendo um projeto em parceria com o Departamento de Saúde Animal (MAPA), Instituto do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA/MMA), Agências Estaduais de Defesa Sanitária Animal, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio/MMA), Exército Brasileiro, ONGs de pesquisa e conservação da biodiversidade, Universidades e outras ins- tituições, além da estratégica colaboração dos voluntários que atuam no controle populacional do javali. O projeto consta das seguintes etapas: 1) Normatização dos procedimentos para monitoramento populacional e sanitário; 2) Elaboração de materiais orientadores para ações de manejo e vigilância epidemiológica, incluindo sensibilização e orientação técnica para os diferentes públicos; 3) Definição de áreas de risco (maior chance de contato entre suídeos domésticos e asselvajados); 4) Desenvolvimento de sistema de informação para gestão; 5) Pesquisa da biologia dos suídeos asselvajados, estimativas populacionais, estudos de ocupação e uso do espaço, entre outros; 6) Monitoramento sanitário – diagnóstico da biosseguridade na suinocultura em áreas de risco, colheita de amostras biológicas para diagnóstico (PSC e outras doenças de interesse em saúde pública e animal), tratamento estatístico da informação; 7) Plano de Comunicação. É um projeto de construção participativa contínua e apresenta resultados parciais promissores.

Ano de publicação: 2013

Tipo de publicação: Resumo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.