Caracterização das condições termo-hidrológicas da cultura da videira para vinho na região semiárida brasileira.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: TEIXEIRA, A. H. de C.; TONIETTO, J.

Resumo: Nos últimos anos, o semiárido brasileiro tem se destacado como uma das novas regiões produtoras de vinhos tropicais. Como as condições térmicas e hídricas, afetam a qualidade do vinho na escala comercial, o objetivo da atual pesquisa foi de quantificar e analisar estas condições. Considerando-se diferentes épocas de poda dos parreirais ao longo do ano no polo produtor Petrolina/Juazeiro, índices bioclimáticos foram aplicados, indicando que os efeitos térmicos podem afetar a qualidade potencial do vinho de acordo com a época do ano. Concluiu-se que os melhores períodos de poda ocorrem quando estas são realizadas de maio a julho, por este período apresentar as melhores condições térmicas e hídricas. As classificações e delimitações realizadas na atual pesquisa, juntamente com outras características ecológicas, são importantes para o planejamento racional de um programa de expansão da cultura na região, principalmente em situações de rápidas mudanças de uso da terra aliadas ao aumento da competição por água ao longo dos anos no semiárido brasileiro.

Ano de publicação: 2013

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.