Psicologia ambiental e agroecologia: apropriação do espaço por famílias de agricultores.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Resumo: Trabalhos anteriores (Bassani, Silveira e Ferraz, 2003; Bassani, Ferraz e Silveira, 2004)assinalaram contribuições da Psicologia Ambiental para a Agroecologia, através de metodologias participativas. Este trabalho é um estudo piloto sobre apropriação de espaço e apego ao lugar por famílias de agricultores do município de Araras (SP). O modelo dual de apropriação de espaço (Pol, 2002) envolve ação/transformação do espaço e identificação simbólica e, a partir deste processo, identificam-se características do apego ao lugar. Resultados indicam diferenças entre as famílias nos processos de ação/transformação. Do ponto de vista simbólico, não há diferenças entre as famílias: são mantidos símbolos de identidade da família e da região. Discute-se o papel de políticas públicas na apropriação de espaço dos agricultores e suas famílias.

Ano de publicação: 2005

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.