Contribuição à filogenia de abelhas Melipona com uso de sequências parciais da região ITS1 do nrDNA.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Resumo: O objetivo deste estudo foi investigar, por meio de dados moleculares de sequências de DNA, as relações filogenéticasde abelhas indígenas sem ferrão do táxon Melipona nativas do Brasil. Procurou-se, assim, fornecersubsídios para facilitar uma futura revisão taxonômica sobre esse grupo de abelhas. Sequências parciais daregião do espaçador transcrito interno I (ITS1) do DNA ribossômico nuclear (nrDNA) foram obtidas de espécimesde M. flavolineata, M. mondury e M. fasciculata, coletados em estados do Norte, Nordeste e Sudestedo Brasil. O alinhamento múltiplo das sequências geradas em conjunto com outras 25 do gênero Melipona,depositadas no GenBank ou publicadas em artigos científicos por outros autores, apresentou 141 caracteresalinhados, com uma distância genética média de 0,075 (Jukes-Cantor) entre todas as sequências estudadasdo táxon Melipona. As árvores obtidas através dos métodos de Neighbor-Joining (NJ), Máxima Parcimônia(MP) e Máxima Verossimilhança (MV) apresentaram essencialmente a mesma topologia, que define trêsclados: (i) espécimes do subgênero Melipona s. str. (M. subnitida, M. quadrifasciata e M. mandacaia); (ii)espécimes do subgênero Melikerria (M. quinquefasciata e M. fasciculata); e (iii) espécimes do subgêneroMichmelia (M. mondury, M. flavolineata e M. scutellaris). Os dados moleculares gerados no presente trabalho confirmam a organização taxonômica do gênero Melipona em pelo menos três subgêneros (Melipona,Melikerria e Michmelia), e demonstram a utilidade da sequência da região ITS1 do nrDNA para resolverrelações de parentesco infragenéricas em Meliponina.

Ano de publicação: 2014

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.