Potencial fisiológico de sementes de soja durante a maturação.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: EVANGELISTA, J. R. E.; OLIVEIRA, J. A.; GUIMARÃES, R. M.; BOTELHO, F. J. E.; RESENDE, P. M. de; MONDO, V. H. V.

Resumo: O presente trabalho teve como objetivo avaliar o potencial fisiológico das sementes de soja durante a maturação e secagem artificial. O ensaio foi conduzido utilizando sementes da cultivar BRS Valiosa RR, produzidas na safra 2007/08 e colhidas em diferentes pontos no campo de produção. As sementes foram colhidas com diferentes teores de água (60%, 55%, 50%, 40%, 35%, 30% e 25%) e posteriormente separadas em duas amostras, sendo parte diretamente submetida a testes fisiológicos de germinação e vigor e, outra parte levada a um secador com circulação de ar forçada de pequena escala. Após a secagem, estas também foram avaliadas quanto ao potencial fisiológico. Utilizou-se delineamento experimental inteiramente casualizado com quatro repetições, em esquema fatorial 7 x 2, sendo sete épocas de colheitas e dois tratamentos de secagem. Concluiu-se que as sementes colhidas com teor de água 30 e 40% são as com maior potencial fisiológico, sendo a tolerância à dessecação evidente a partir de 40% de teor de água; as sementes com teor de água acima de 40% quando submetidas à secagem, têm seu potencial fisiológico comprometido.

Ano de publicação: 2015

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.