Estudo de lâminas do sistema de microaspersão para a produção de pinhão-manso (Jatropha curcas L.) no norte de Minas Gerais.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: SILVA, J. P. S.; REIS, J. B. R. da S.; LEAL, D. P. V.

Resumo: Este trabalho tem como principal objetivo, avaliar qual a melhor lâmina d?água para a cultura do pinhão-manso na produção de frutos. Foi conduzido em delineamento inteiramente casualizado com cinco tratamentos mais testemunha, com três repetições. O sistema de irrigação utilizado foi o de microaspersão, instalado com um emissor para cada duas plantas localizado a 1,0 m do tronco. Os tratamentos a serem estudados são os cinco diferentes tipos de lâmina. As parcelas são compostas por 12 plantas sendo quatro plantas consideradas como parcela útil. De acordo com os resultados encontrados, conclui-se que, para o peso das sementes, deve-se utilizar o fator multiplicativo de 80% da lâmina de irrigação referente ao coeficiente de cultivo. Para as variáveis comprimento, largura e espessura das sementes, não ocorreu efeito significativo a ponto de definir uma lâmina ideal para o cultivo de pinhão-manso, considerando o sistema por microaspersão. Projeto Fontes alternativas de matéria prima para produção de biocombustíveis.

Ano de publicação: 2009

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Unidade: Embrapa Cerrados

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.