Resina quelante como extrator de teores fitodisponíveis de metais pesados em solos tratados com biossólidos.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: PIRES, A. M. M.; MATTIAZZO, M. E.; CHANG, A.

Resumo: Um método que estime a fitodisponibilidade dos metais pesados originários de lodo de esgoto é essencial na avaliação de riscos do uso agrícola deste resíduo. Muitos métodos foram desenvolvidos, entretanto, a eficiência destes varia muito em função da concentração do metal no biossólido, do processo de obtenção do resíduo, do tipo de solo, da presença de outras espécies químicas, da espécie vegetal e do metal em questão. Isto é atribuído ao fato de que estes extratores não simulam as reações que ocorrem na rizosfera. Alguns autores sugerem que com a introdução de um ?dreno infinito? em solos tratados com biossólidos, pode-se simular a cinética destas reações que refletem a fitodisponibilidade dos metais pesados (Jing & Logan, 1991; Lee & Zheng, 1993).As resinas de troca iônica podem agir como drenos de metais em soluções aquosas. Portanto, o presente estudo consistiu em adaptar métodos de extração com resina quelante, modificando-se procedimentos experimentais, com o objetivo de estimar o teor de metais pesados fitodisponíveis em solos tratados com biossólidos. Após os testes, determinou-se a marcha analítica e testou-se a eficiência do método utilizando-se amostras de uma área com milho cultivado em solo tratado com biossólido. As correlações entre o teor de metais pesados na parte aérea do milho e os extraídos das amostras de solo pela resina resultaram nos seguintes coeficientes: Cd (0,73), Cr (0,97), Cu (0,80), Ni (0,83), Pb (0,99) e Zn (0,97). Estes coeficientes foram superiores aos obtidos com Mehlich 3 e DTPA.

Ano de publicação: 2005

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.