Efeito de extratos de plantas medicinais sobre Lasiodiplodia sp.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: FREIRE, A. de N. R.; ISHIDA, A. K. N.; SILVA, C. T. B. da; LAMEIRA, O. A.

Resumo: O presente trabalho teve como objetivo avaliar o efeito de diferentes extratos vegetais sobre o crescimento micelial de Lasiodiplodia sp. associado à seca descendente do bacurizeiro. O experimento foi conduzido no Laboratório de Fitopatologia da Embrapa Amazônia Oriental. Os extratos foram incorporados ao meio de cultura batata dextrose ágar (BDA), na concentração de 1%. Depositou-se um disco de micélio de 8 mm de diâmetro de micélio fúngico no centro de placas de Petri contendo o meio com os extratos. A determinação do crescimento micelial foi realizada diariamente com auxílio de um paquímetro, até que o isolado em um dos tratamentos atingisse uma das extremidades da placa. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado com 17 tratamentos e cinco repetições. Foi observado crescimento micelial em todos os extratos vegetais utilizados. Os extratos de folhas e de vagens de fedegoso, gengibre e eucalipto proporcionaram os maiores índices de redução do crescimento micelial de Lasiodiplodia sp., variando entre 25,20 e 41,57%.

Ano de publicação: 2015

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.