Caracterização da estrutura florística da área experimental de manejo florestal Km 114, Flona do Tapajós: área explorada e não explorada.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: RODRIGUES, C. F. A.; PINTO, M. V. P.; SOARES, M. H. M.; RUSCHEL, A. R.

Resumo: Para este estudo, realizou-se o inventário florestal a 100% (censitário) na área experimental do km 114 da FLONA do Tapajós, município de Belterra-PA. A área é composta de cinco blocos experimentais, sendo quatro destinados a tratamentos silviculturais e um bloco referência. Cada bloco foi estruturado em faixas de 50 m x 1200 m, onde se realizou o inventário. Após o procedimento experimental em campo, levantamento das informações e processamento de dados, foram realizadas inferências quantitativas para avaliar a diversidade florestal das áreas e fazer comparações. Para a avaliação da distribuição entre as espécies de maior dominância e florística entre as duas áreas, calculou-se os seguintes índices: Diversidade (Shannon-Wiener); Similaridade (Sorensen); Equabilidade (?E?); Similaridade (Jaccard) e Riqueza (número de espécies, S), além do IVC e Área basal (G). Observou-se que as áreas, apesar de apresentarem diferentes extensões, se comportam de forma semelhante quanto aos índices avaliados para o comportamento dessa floresta.

Ano de publicação: 2015

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.