Dieta de sete espécies de anuros terrestres em três agroecossistemas na região noroeste do estado de São Paulo.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: MENIN, M.; SANTOS, R. S.; BORGES, R. E.; PIATTI, L.

Resumo: Anuros são predadores de uma grande diversidade de invertebrados e muitas espécies são consideradas generalistas. No entanto, informações sobre a dieta de anuros em sistemas produtivos são raras. No presente estudo nós descrevemos a composição da dieta de sete espécies de anuros terrestres capturados em três diferentes agroecossistemas (milho, soja e seringueira) em dois municípios (Jaboticabal e Guaíra) localizados na região Noroeste do Estado de São Paulo. Também comparamos a dieta de juvenis e adultos da espécie mais abundante (teste T). Capturamos 94 espécimes em 20-24 armadilhas de queda instaladas em cada agroecossitema. Dez categorias de presas foram identificadas nos estômagos de 80 espécimes de anuros das famílias Bufonidae (Rhinella schneideri), Leptodactylidae (Leptodactylus fuscus, Leptodactylus mystacinus, Physalaemus cuvieri, Physalaemus marmoratus, Physalaemus nattereri) e Microhylidae (Dermatonotus muelleri). Hymenoptera (Formicidae) foi consumido por todas as espécies. Coleoptera foi o item mais frequente, consumido por seis espécies, seguido por Araneae, Isoptera, larvas de insetos não identificadas, Diptera, Dermaptera, Hemiptera, outros Hymenoptera e Mollusca. Isoptera foi o item mais abundante, seguido por Formicidae, Coleoptera e Araneae. Adultos e juvenis de P. nattereri, a espécie mais abundante, consumiram, principalmente, Formicidae e Isoptera e não houve diferença significativa na abundância dos itens de presas consumidos por juvenis e adultos. Os itens de presas encontrados em nosso estudo são similares aos registrados em outros estudos com as mesmas espécies, porém, em menor diversidade. A maioria das espécies estudadas pode ser considerada generalista e, provavelmente, consumiram presas disponíveis no ambiente. Juvenis e adultos de P. nattereri não possuem diferença na composição da dieta na área estudada e a composição da dieta dessa espécie foi similar àquela encontrada em outros estudos em áreas de pastagens ou mesmo em remanescentes florestais, sugerindo uma dieta especializada no consumo de insetos sociais em grande frequência e abundância.

Ano de publicação: 2015

Tipo de publicação: Resumo em anais e proceedings

Unidade: Embrapa Acre

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.