Atributos físicos do solo e escoamento superficial como indicadores de serviços ambientais.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: SILVA, H. da; FAVARETTO, N.; CAVALIERI, K. M. V.; DIECKOW, J.; VEZZANI, F. M.; PARRON, L. M.; CHEROBIM, V. F.; MARIOTI, J.; FERRARI NETO, H.

Resumo: São apresentados resultados preliminares do estudo sobre a qualidade física do solo e o escoamento superficial no âmbito do projeto ServiAmbi em sistemas de uso e manejo do solo diferenciados como ferramenta para a avaliação de serviços ambientais. As áreas experimentais foram descritas no Capítulo 2. O solo foi coletado nas camadas de 0–5, 5–10, 10–20 e 20–30 cm para determinação da estabilidade de agregados, porosidade (total, macro e micro), densidade do solo e condutividade hidráulica saturada. A infiltração de água no solo foi determinada em campo pelo método de anéis concêntricos. O escoamento superficial (perda de água) foi coletado após cada evento de precipitação. Os sistemas FN, CNnp e EU apresentaram melhor estabilidade de agregados e maior infiltração. No CNp, apesar da elevada estabilidade, observou-se as maiores perdas de água. Entre os sistemas de produção agrícola, o iLP apresentou menor perda de água enquanto o sistema iLPF se destacou na estabilidade de agregados em profundidade. O sistema PD apresentou os menores índices de estabilidade de agregados, sugerindo comprometimento da sua estrutura. De modo geral, pode-se considerar que o aumento da capacidade dos solos em fornecer serviços ambientais é dependente do grau de complexidade ecológica do sistema.

Ano de publicação: 2015

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.