Extração do óleo de babaçu (Orbignya Speciosa) provenientes da Embrapa Meio-­Norte visando a produção de biodiesel.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: LIMA, M. G.; CAVALCANTE, A. N.; NERES, H. L. S.; MOURA, C. V. R.; ARAUJO, E. C. E.; SITTOLIN, I. M.

Resumo: O óleo de babaçu é constituído por ácidos graxos saturados e insaturados sendo que o ácido láurico (C 12:0) é predominante. A quantidade de ácidos graxos insaturados na composição do biodiesel esta relacionada à matéria-prima utilizada, que viabiliza a aceleração da reação de oxidação pela exposição ao oxigênio em altas temperaturas, prejudicando motores. O alto índice de acidez também afeta a estabilidade do biodiesel, provocando reações indesejáveis que promovem a formação de produtos que aceleram o envelhecimento do produto. Dentre esses motivos a analise do óleo de babaçu torna se bastante eficiente, pois o babaçu é uma fonte de óleo economicamente viável, e bastante promissora já que se refere a um produto abundante na nossa região.

Ano de publicação: 2011

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Unidade: Embrapa Cerrados

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.