Implantação participativa de uma unidade demonstrativa de sistema agroflorestal no Assentamento Sepé Tiaraju, Regiâo de Ribeirâo Preto, SP.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: RAMOS FILHO, L. O.; PELLEGRINI, J. B. R.; VIEIRA, H. B.

Resumo: O Assentamento Sepé Tiarajú, situado na região canavieira de Ribeirão Preto (SP), foi criado oficialmente em 2004, constituindo o primeiro assentamento na modalidade PDS (Projeto de Desenvolvimento Sustentável) no Estado de São Paulo. Trata-se de experiência inovadora na construção de um novo modelo de assentamento, tendo a agroecologia como centro da matriz tecnológica e a cooperação como eixo da organização produtiva. Dentro desta proposta, o uso de Sistemas Agroflorestais (SAFs) pode se constituir em uma alternativa de estímulo econômico à recuperação florestal e incorporação do componente arbóreo nos sistemas produtivos dos agricultores assentados. De acordo com Osterroht, 2002, os SAFs são importantes para a sustentabilidade, pois neles ocorrem simultaneamente treze processos que substituem práticas isoladas em sistemas de manejo orgânico. No entanto, o aproveitamento das vantagens dos Sistemas Agroflorestais por parte dos agricultores assentados depende, em grande parte, da realização de estudos e atividades de capacitação visando a difusão e troca de conhecimentos, que ampliem a compreensão multidisciplinar do processo de adoção desta tecnologia, bem como a geração de informações sobre a viabilidade econômica e a validação tecnológica do uso de SAFs nestas condições. De acordo com Bolfe et alli, 2004, os sistemas agroflorestais sucessionais devem ser construídos localmente pelos agricultores, tratando-se de um conhecimento que se constrói em conjunto, sendo a participação um componente fundamental no processo de implantação e de receptividade desta corrente agroecológica. Visando atender estas demandas, teve início em 2005 um projeto de capacitação socioambiental no assentamento , o qual busca enfocar tecnologias e conhecimentos relacionados ao manejo ecológico dos solos, com ênfase na incorporação do componente arbóreo a partir de SAFs. Neste sentido, em janeiro de 2006 foi implantada no local uma Unidade Demonstrativa e de Observação (UDO), para estudos e observação cotidiana por parte dos agricultores e técnicos. No presente artigo, buscaremos apresentar os resultados iniciais deste trabalho, enfocando principalmente o aspecto participativo do processo, voltado para a construção e difusão de conhecimentos sobre o uso de SAFs adequados à região.

Ano de publicação: 2006

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.