Expansão agrícola e aptidão das terras no sul do Maranhão.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: LORENSINI, C. L.; VICTORIA, D. de C.

Resumo: A classificação da aptidão agrícola das terras, baseada no nível tecnológico, apoia a gestão territorial do agronegócio por relacionar o recurso natural solo com a produtividade, buscando a sua conservação e a sustentabilidade agroambiental. Este trabalho tem como objetivo identificar e mapear a expansão agrícola no sul do Estado do Maranhão (mesorregião Sul Maranhense), entre 2006 e 2012, e analisar a aptidão das terras das novas áreas agrícolas. As áreas agrícolas foram mapeadas por meio de séries temporais NDVI, a partir de dados adquiridos pelo sensor MODIS, e os resultados foram comparados aos valores de área agrícola plantada do IBGE. A expansão agrícola, mapeada entre os anos de 2006 e 2012, foi de 110.749 ha. Dessa forma, avaliou-se a aptidão agrícola das novas áreas e constatou-se que 70,93% da expansão ocorreu em áreas consideradas boas para a agricultura com alto nível tecnológico.

Ano de publicação: 2015

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.