Índices de vegetação em seringais, outras culturas arbóreas e remanescentes florestais no noroeste do Estado de São Paulo.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: IGNÁCIO, C. F.; RODRIGUES, C. A. G.; GARCON, E. A. M.; FURTADO, A. L. dos S.; TOSTO, S. G.

Resumo: Os dados espectrais oriundos de imagens de satélite são úteis para estimar parâmetros da vegetação. O uso dos índices de vegetação para estudos da cobertura vegetal e estimativa de biomassa é comum, principalmente para a vegetação arbórea. Assim, o objetivo deste trabalho foi obter e avaliar o potencial dos índices de vegetação dos remanescentes florestais e das culturas arbóreas permanentes da região das sub-bacias de Ribeirão Santa Bárbara, Córrego da Arribada, Ribeirão São Jerônimo e Ribeirão da Corredeira, no noroeste do Estado de São Paulo (região com domínio de Hevea brasiliensis entre as culturas arbóreas permanentes). Os resultados apontaram que não houve diferenças (p<0,01) no comportamento dos índices de vegetação NDVI, SAVI e EVI entre os remanescentes florestais e os seringais. Os eucaliptais apresentaram diferenças significativas (p<0,01) nos valores médios dos três índices de vegetação avaliados em comparação aos índices de vegetação dos remanescentes florestais e da cultura de seringueiras, resultado promissor como indicador potencial para classificar as classes de uso e cobertura de terras de vegetação arbórea. Os mangueirais apresentaram valores médios de NDVI estatisticamente similares aos dos eucaliptais. Os coeficientes de correlação (Pearson) entre os índices de vegetação foram todos significativos (p<0,05) entre si: NDVI e SAVI = 0,64; NDVI e EVI = 0,67; SAVI e EVI = 0,99.

Ano de publicação: 2015

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.