Produção de feijão nos sistemas de plantio direto e convencional no município de Água Fria de Goiás (GO).

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: SILVEIRA, M. A.; TEIXEIRA, S. M.; WANDER, A. E.; CAMPOS, W. P.

Resumo: O objetivo deste artigo é analisar o desempenho econômico da produção de feijão no sistema de plantio direto e convencional no Município de Água Fria Goiás. Especificamente analisar e comparar economicamente a cultura de feijão nos sistemas de plantio direto e convencional. A partir dos dados foi estimado custo médio, custo total, valor da venda da produção e retorno líquido desses sistemas de plantio. Considerou-se a hipótese que o sistema de produção com plantio direto deve apresentar um maior nível de produtividade e lucro do que o sistema de plantio convencional. Logo, a hipótese foi aceita porque o sistema de plantio que apresentou maior produtividade e lucro por hectare foi o de plantio direto com a variedade de feijão roxo, a qual apresentou uma produtividade de 32.5 sacas por ha. Logo, sendo com pequena diferença produtiva o sistema de plantio convencional com a variedade BRS carioca Estilo 30 sacas/hectare no plantio convencional.

Ano de publicação: 2015

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.