Ensaio de proficiência da determinação de ferro e zinco em feijão comum e caupi.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: CARVALHO, J. L. V. de; SANTOS, J. de O.; SIMAS, E. S.; MINGUITA, A. P. da S.; TEZOTTO, T.; SILVA, M. R. da; FRANCO, L. J. D.; MATSUSHIGE, I.; GUIMARAES, C. de C.; TOLEDO, R. C. L.; ORNAZIER, E. L.; PALOMO, M. P. P. de; GUAMUCH, M.

Resumo: O projeto de biofortificação de cultivos visa ao aumento dos teores de ferro, zinco e pro-vitamina A em alimentos básicos da dieta humana. A quantificação desses nutrientes deve feita com qualidade analítica para dar confiabilidade aos resultados. Neste trabalho, foi realizada uma comparação interlaboratorial entre dez laboratórios participantes do projeto BioFORT, sendo avaliados os teores de ferro e zinco em feijão comum e feijão caupi previamente moídos. Os valores designados de ferro e zinco, para os feijões comum e caupi foram, em mg·kg-1, respectivamente de 161,23; 33,50; 54,00 e 32,23. Os gráficos de z-score demonstraram que houve uma boa simetria de resultados para todos os parâmetros. Nove entre os dez laboratórios atingiram um Índice de Desempenho (ID) de no mínimo 75%, indicando bom alinhamento entre os resultados obtidos.

Ano de publicação: 2015

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.