Análise de adoção da variedade de mandioca BRS Kiriris no Agreste de Sergipe e no Baixo Jequitinhonha.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: LUCENA, C. C. de; ALMEIDA, C. O. de; SILVA, A. de S. da

Resumo: Na década de 1990, produtores de mandioca do Estado de Sergipe e da região do Baixo Jequitinhonha, Minas Gerais, passaram a observar grandes perdas de sua produção devido ao aumento da ocorrência de podridão de raízes. Visando solucionar esse problema, a Embrapa lançou, utilizando o método de pesquisa participativa, a variedade BRS Kiriris, resistente à podridão de raízes. O objetivo deste trabalho foi identificar os indicadores motivacionais da adoção da variedade BRS Kiriris, com ênfase na percepção dos agricultores. Embora o principal fator motivador da adoção da variedade Kiriris à época tenha sido a resistência à podridão radicular, nas duas regiões estudadas, atualmente os agricultores apontam outros fatores determinantes para adoção, tais como a influência do vizinho, a precocidade da variedade, a satisfatória produção de raízes, o bom rendimento de farinha e a tolerância à seca. Esses fatores, em médio e longo prazo, são também condicionantes para a manutenção da adoção da variedade BRS Kiriris.

Ano de publicação: 2015

Tipo de publicação: Folhetos

Palavras-chave: Cassava, Mandioca

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.