Variedades tradicionais de feijão-comum (Phaseolus vulgaris), coletadas na região Norte do Estado do Rio Grande do Sul, resistentes à antracnose (Colletotrichum lindemuthianum).

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: COSTA, J. G. C. da; WENDLAND, A.; ABREU, A. G. de; OLIVEIRA, J. P. de; ABREU, B. S.

Resumo: O objetivo do trabalho foi avaliar a reação de 142 variedades tradicionais de feijão-comum, coletadas no Estado do Rio Grande do Sul, para os patótipos 65, 73, 77, 81 e 1609 de Colletotrichum lindemuthianum. A pesquisa foi realizada em condições de casa telada com sistema de nebulização para reduzir a temperatura e manter elevada a umidade do ar. Dezenove variedades tradicionais tiveram reação de incompatibilidade com todos os patótipos. O resultado obtido confirma a importância das variedades tradicionais como possuidoras de genes que conferem resistência ao patógeno e como fontes de resistência a serem usadas nos programas de melhoramento.

Ano de publicação: 2015

Tipo de publicação: Folhetos

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.