Eficiência agronômica de fertilizante mineral misto produzido com fosfato natural sedimentar.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: TEIXEIRA, P. C.; CALDAS, J. V. dos S.; DIAS, R. de C.; POLIDORO, J. C.; MATTOS, B. B.; ZONTA, E.

Resumo: O uso de fosfatos sedimentares como matéria prima para a produção de fertilizantes é uma alternativa para reduzir a dependência e aumentar a competitividade do agronegócio brasileiro. O objetivo deste trabalho foi avaliar a eficiência de um fertilizante mineral produzido com fosfato natural sedimentar, quando comparado com o fertilizante comercial superfosfato simples. O experimento foi conduzido em casa de vegetação na área experimental da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Foram realizados três plantios sucessivos, com a seguinte sequência: milho, feijão e milho. As variedades foram: milho BRS1060 e feijão BRS Radiante. As plantas foram cultivadas em vasos com capacidade de 3 kg de solo. O delineamento experimental foi em blocos casualizados, em esquema fatorial 2 x 4 x 2 x 2 + 4 controles sem P, sendo duas fontes de P (super simples - SSP e Fertilizante Mineral Misto ? FMM), quatro doses de P2O5 (75, 150, 300 e 450 mg.vaso-1), duas classes de solo (Planossolo Háplico e Latossolo Vermelho-Amarelo) e duas condições: incubado e não incubado. Foram avaliados o acúmulo de fósforo e matéria seca da parte aérea e fósforo disponível no solo após cada cultivo. Os resultados indicam que, no curto prazo, o SSP promoveu maior acúmulo de matéria seca e acúmulo de P, entretanto o fertilizante FMM pode apresentar maior efeito residual comparado ao SS, pois os teores de P disponível foram superiores ao final do terceiro ciclo.

Ano de publicação: 2015

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Unidade: Embrapa Solos

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.