Matéria orgânica leve do solo em função do uso combinado de leguminosas e biocarvão no processo de recuperação de área degradada pelo cultivo intensivo de mandioca.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Resumo: O cultivo intensivo do solo com uma mesma cultura durante anos consecutivos pode levar à perda da sua fertilidade e desencadear um processo erosivo de difícil recuperação. O cultivo de leguminosas e/ou aplicação de biocarvão no solo têm sido consideradas estratégias interessantes para o processo de recuperação do solo em áreas degradadas pelo cultivo agrícola. Não há informação, porém, sobre o uso combinado destas técnicas na recuperação do solo. A matéria orgânica leve (MOL) representa um compartimento do C orgânico do solo importante para a atividade microbiana e para a ciclagem de nutrientes no solo e pode ser considerada um indicador sensível às mudanças recentes nos níveis de C orgânico do solo em função do manejo.

Ano de publicação: 2015

Tipo de publicação: Resumo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.