Ver 2: percepção do diagnóstico ambiental das propriedades rurais de Atibaia/Jarinu para adoção da produção integrada de morango.

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Autoria: CALEGARIO, F. F.; HAMMES, V. S.; SILVA, T. A. da; BAGDONAS, N. F. C.

Resumo: A educação ambiental é um instrumento de gestão, na medida em que auxilia o cidadão a fazer observação crítica da paisagem. O desenvolvimento da percepção visual sobre a situação atual do entorno é uma forma simples de se fazer o diagnóstico ambiental (Hammes, 2004). Perceber as condições ambientais é reconhecer não só os elementos naturais, mas também os elementos construídos e todos os aspectos socioeconômicos, culturais e políticos envolvidos na questão ambiental (Brasil, 1997). No tradicional pólo produtivo de morangos localizado em Atibaia e Jarinu, SP, existe um grupo composto por produtores, engenheiros agrônomos, técnicos agrícolas, gestores públicos e pesquisadores interessados em implementar a Produção Integrada de Morango (PIMo). Visando promover um efetivo processo participativo deste grupo que almeja migrar para um sistema produtivo mais sustentável, foram realizados Dias de Campo denominados "Ver", com objetivo do grupo reconhecer em suas propriedades rurais os recursos naturais, a diversidade de atividades e suas especificidades funcionais na melhoria da qualidade de vida, no contexto de desenvolvimento sustentável (Hammes, 2004). Boas Práticas Agrícolas (BPA) e Boas Práticas de Fabricação (BPF) são conjuntos de procedimentos higiênico-sanitários que devem ser adotados em pré e pós-colheita, respectivamente, como pré-requisitos para o sistema de PIMo. O objetivo deste trabalho foi, por meio do estímulo da percepção dos participantes do programa, realizar um diagnóstico do potencial de propriedades rurais da região de Atibaia/Jarinu, SP, em adotar BPA e BPF, avaliando ao final o potencial do grupo para adoção da PIMo.

Ano de publicação: 2006

Tipo de publicação: Resumo em anais e proceedings

Palavras-chave: Morango, Produção integrada

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