Apparent digestibility of nutrients, energy, and amino acid of nontoxic and detoxified physic nut cakes for Nile tilapia.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: HISANO, H.; DELLA FLORA, M. A. L.; PILECCO, J. L.; MENDONCA, S.

Resumo: Abstract: The objective of this work was to evaluate the apparent digestibility coefficients of nutrients, energy, and amino acids of nontoxic and detoxified physic nut cakes treated with solvent plus posterior extrusion, for Nile tilapia. The apparent digestibility coefficients of crude protein and gross energy were higher for detoxified than for nontoxic physic nut cake. However, the apparent digestibility coefficient of ether extract of the nontoxic physic nut cake was higher than that of the detoxified one. The apparent digestibility coefficient of amino acids of both feed ingredients was superior to 80%, except for glycine, for the nontoxic psychic nut cake,and for threonine, for the detoxified one. Nontoxic and detoxified physic nut cakes show apparent digestibilitycoefficient values equivalent to those of the other evaluated oilseeds and potential for inclusion in Nile tilapia diets. Resumo: O objetivo deste trabalho foi avaliar os coeficientes de digestibilidade aparente de nutrientes, energia e aminoácidos de tortas de pinhão-manso atóxica e destoxificada tratadas com solvente e posterior extrusão, para tilápia-do-nilo. Os coeficientes de digestibilidade aparente da proteína bruta e da energia bruta forammaiores para a torta destoxificada do que para a atóxica. No entanto, o coeficiente de digestibilidade aparente do extrato etéreo da torta atóxica foi superior ao da destoxificada. O coeficiente de digestibilidade aparente dosaminoácidos dos dois alimentos foi maior que 80%, exceto para glicina, para a torta atóxica, e para treonina, para a destoxificada. Tanto a torta atóxica quanto a destoxificada de pinhão-manso apresentam valores similares aos das outras oleaginosas avaliadas e potencial para utilização em dietas para tilapia-do-nilo. Resumo: O objetivo deste trabalho foi avaliar os coeficientes de digestibilidade aparente de nutrientes, energia e aminoácidos de tortas de pinhão-manso atóxica e destoxificada tratadas com solvente e posterior extrusão, para tilápia-do-nilo. Os coeficientes de digestibilidade aparente da proteína bruta e da energia bruta foram maiores para a torta destoxificada do que para a atóxica. No entanto, o coeficiente de digestibilidade aparente do extrato etéreo da torta atóxica foi superior ao da destoxificada. O coeficiente de digestibilidade aparente dos aminoácidos dos dois alimentos foi maior que 80%, exceto para glicina, para a torta atóxica, e para treonina, para a destoxificada. Tanto a torta atóxica quanto a destoxificada de pinhão-manso apresentam valores similares aos das outras oleaginosas avaliadas e potencial para utilização em dietas para tilápia-do-nilo.

Ano de publicação: 2015

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.