Eficiência de índices de risco de incêndios para o Pantanal Sul-Mato-Grossense.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Resumo: O objetivo deste trabalho foi comparar os índices de risco de incêndios a partir de focos de calor e definir o mais eficiente para as condições do Pantanal Sul-mato-grossense, com base em dados meteorológicos e número de focos de calor. O trabalho consistiu na análise de correlação entre variáveis meteorológicas e a ocorrência dos focos de calor, bem como a comparação entre os índices de risco de incêndios: Angströn (B), Telicyn (I), Nesterov (G), Monte Alegre (FMA) e Monte Alegre Modificada (FMA+). Foram utilizados dados meteorológicos coletados às 14 horas na estação Climatológica Principal de Nhumirim e de focos de calor da passagem noturna do NOAA (12 e 15), no período de 1999 a 2008. A velocidade do vento e a umidade relativa do ar foram as variáveis meteorológicas que apresentaram maior correlação com a ocorrência de focos de calor. Para detecção de qualquer grau de risco de incêndio, a FMA, o G e a FMA+ foram os índices mais eficientes. Para a detecção de graus de risco de incêndio nas classes Muito alto e Alto, o G foi o mais eficiente, seguido da FMA. Considerando a alta probabilidade de acerto na detecção de riscos de incêndio em qualquer grau e também nas classes de Alto risco a mais, a FMA pode ser considerada a mais adequada para estimar o risco de ocorrência de incêndios para a sub-região da Nhecolândia.

Ano de publicação: 2015

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Unidade: Embrapa Pantanal

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.