Inteligência territorial na defesa fitossanitária brasileira

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: HOLLER, W. A.; MINGOTI, R.; SPADOTTO, C. A.; FARIAS, A. R.; LOVISI FILHO, E.

Resumo: O significativo aumento do comércio internacional nas últimas décadas, a proeminência da agricultura brasileira no cenário mundial e a relevância desse setor para a economia do país, aumentaram o alerta contra as pragas que podem causar grandes prejuízos, atingindo as atividades agrícolas, pecuárias e florestais. O reconhecimento dos riscos que as pragas quarentenárias representam, principalmente daquelas que estão na iminência de chegarem ao país, assim como a identificação das áreas e das culturas agrícolas ameaçadas são fundamentais para orientar a adoção de medidas de prevenção. Este capítulo apresenta as análises geoespaciais realizadas com objetivo de apoiar as ações de prevenção da entrada e da dispersão de pragas quarentenárias no Brasil, utilizando dados georreferenciados e ferramentas de Sistemas de Informações Geográficas (SIG). Dentro desse contexto, são apresentados dois estudos de caso de análise geoespacial dos limites territoriais do Brasil para ações de prevenção à entrada de pragas.

Ano de publicação: 2015

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.