Composição celular de microalgas obtidas da ficorremediação de efluentes suinícolas.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: MICHELON, W.; SILVA, M. L. B. da; MEZZARI, M. P.; BEDENDO, G. C.; SOARES, H. M.

Resumo: A remoção do nitrogênio e fósforo do digestato utilizando processos de ficorremediação foi demonstrada. A composição celular das microalgas cultivadas foi avaliada. Dois tipos de efluentes foram utilizados: do UASB e de reator aeróbio para nitrificação-desnitrificação (RBA). Fotobiorreatores (FBRs) em escala de laboratório foram utilizados para os testes. A amônia e o fósforo foram eficientemente removidos (> 99%) após 100 dias de experimento. A biomassa de microalgas foi constituída por 50, 41 e 1% de proteínas, carboidratos e lipídios, respectivamente. Os resultados sugerem que a ficorremediação pode ser promissora como tratamento terciário. Além disso, a produção excedente da biomassa de microalgas pode ter valor agregado nas diversas aplicações biotecnológicas, incluindo a de uso para nutrição animal.

Ano de publicação: 2015

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.