Desempenho de híbridos de milho sob condições de risco climático no Município de Porto Velho, RO.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Resumo: O cultivo do milho safrinha tem adquirido uma grande importância nos últimos anos no Brasil, ocupando uma área de 9,1 milhões de hectares, constituindo-se em alternativa fundamental para o complemento no abastecimento da produção nacional de milho. Participando também no manejo da rotação e sucessão de culturas. O cultivo do milho safrinha é tradicionalmente mais sujeito ao déficit hídrico. Por razões diversas, alguns produtores têm dificuldade de semear o milho safrinha na época recomendada, ficando ainda mais sujeito aos riscos climáticos. Sendo assim, estudos que visam avaliar o desempenho de cultivares de milho nessas condições são extremamente relevantes. Nesse sentido, conduziu-se experimento para avaliar o desempenho de híbridos de milho em safrinha tardia em Porto Velho. O plantio foi realizado no dia 20 de abril de 2015, em delineamento experimental de blocos ao acaso com quatro repetições. Foram avaliadas dez cultivares comerciais de milho, sendo: LG 6304 PRO, LG 6033 PRO2, CARGO TL, SHS 5050, LG 6030 PRO, LG 6050 PRO2, 30K75F, TRUCK, 2B339 Hx, 2B339 PW. As cultivares foram semeadas no espaçamento de 0,9 m entre linhas e população estimada de 55.000 plantas.ha-1 . A parcela experimental consistiu de seis linhas de 6 m de comprimento, sendo considerado como parcela útil as duas linhas centrais com 4 m cada (área útil de 7,2 m2). As características avaliadas foram produtividade de grãos, massa de 100 grãos, altura da planta e altura da inserção da primeira espiga. Os dados foram submetidos à análise de variância e as médias dos tratamentos ao Teste de Tukey ao nível de 5% de probabilidade. Foram coletados dados meteorológicos locais durante o ciclo da cultura. Os coeficientes de variação para produtividade, massa de 100 grãos, altura de planta e altura de inserção da primeira espiga, foram 14,29%, 7,22%, 5,36% e 8,08%, respectivamente. A produtividade média de grãos do experimento foi de 2.517 kg.ha-1 , sendo o híbrido 2B 339 PW o mais produtivo, com 3.417 Kg.ha-1 . A massa de 100 grãos apresentou uma média de 20,94 g, sendo que a cultivar TRUCK apresentou massa inferior às demais, com 15,77 g. As médias de altura de plantas e altura de inserção da espiga, foram de 2,20 m e 1,11 m, respectivamente, ficando abaixo dos valores estabelecidos nas descrições das cultivares. Foi constatado déficit hídrico durante o ciclo cultural, sendo este o fator das baixas produtividades encontradas e do menor desenvolvimento vegetativo das plantas.

Ano de publicação: 2015

Tipo de publicação: Resumo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.