Qualidade de melão gália tratado com tecnologias alternativas para controle de doenças pós-colheita.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: ANJOS, V. D. A.; TERAO, D.; VIECELLI, M. P.; SILVA, A. M. da

Resumo: Resumo: Melões c.v Gália, submetidos aos tratamentos alternativos T1: Controle (aspersão de água a 25 ºC/15s); T2 ? hidrotérmico com aspersão de água a 65 ºC/15s; T3- irradiação com luz ultravioleta-C(UVC) a 2,5 kJm-2 e T4 ? hidrotérmico+UVC foram estocados a10 ± 2ºC e 85-90% UR durante 15 e a 7 dias adicionais a 25°C ± 2 ºC e 85-90% UR. Avaliaram-se após 15 e 21 dias o pH, acidez titulável em ácido succínico (ATT), sólidos solúveis (SST), firmeza e cor CIELab-L*C*H*, sensorial pelo teste de diferença do controle, com pesquisa de intenção de compra pelos provadores. Houve aumento no pH para todos os tratamentos, atingindo ao final:T1 (6,1), T2 (5,7) e T3 (5,7) e T4 (5,8). O maior valor de acidez titulável foi para T1 (0,077g/100g) e o menor para T4(0,070g/100g). O teor de sólidos solúveis em °Brix aumentou em todos os tratamentos. O maior valor para T1 (8,3°Brix) seguido de T3 (7,3°Brix, T2 e T4 (6,7 °Brix). A firmeza de melão decresceu para todos os tratamentos. Houve redução da cor verde para levemente amarelada que resultou na queda da cromaticidade (C*) e do ângulo de cor (h*).A aparência das amostras T2, T3 e T4 foram consideradas melhores que a amostra T1 (controle).Quanto à intenção de compra, apenas o tratamento T4 ? hidrotérmico+UVC foi escolhido aos 21 dias de estocagem, sendo os outros rejeitados devido à presença de doenças e manchas externas na fruta. Os tratamentos alternativos aplicados possibilitaram aumento da vida útil dos melões quando comparados ao controle T1.

Ano de publicação: 2015

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.