O uso de sistemas agroflorestais na recuperação de áreas protegidas e áreas degradadas: percepções do programa de desenvolvimento rural sustentável no estado de São Paulo - Brasil.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: RAMOS FILHO, L. O.

Resumo: Com a Lei Federal Brasileira 12.651/2012 os proprietários rurais passaram a ter obrigações como a recuperação de Áreas de Preservação Permanente e Reserva Legal. De acordo com a Lei, os sistemas agroflorestais ? SAF´s podem ser utilizados para a recuperação dessas áreas. Diante desse cenário e buscando obter mais informações sobre os SAF´s para embasar políticas publicas, a Secretaria do Meio Ambiente do Estado lançou um edital para apoiar projetos de implantação de SAF´s, priorizando os agricultores familiares. No presente trabalho, buscou-se compartilhar os aprendizados obtidos até o momento quanto à implantação e promoção de SAF´s em áreas protegidas ou degradadas. Observou-se uma lacuna no conhecimento de técnicos e agricultores sobre os SAF´s, sendo fundamentais as capacitações e intercâmbios. Outros itens como o apoio técnico e extensão rural, elaboração participativa de desenhos e clareza sobre a legislação ambiental foram verificados como importantes para a promoção dos SAF´s.

Ano de publicação: 2015

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.