Avaliação ecotoxicológica de nanomateriais de carbono em hydra attenuata.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Resumo: Resumo: O óxido de grafeno (OG) nanoestruturado apresenta aplicações nas áreas eletrônica, farmacêutica e ambiental. Hydra attenuata é um organismo de água doce e sensível a vários de poluentes. Ela é facilmente cultivada em laboratório proporcionando um grande número de animais-teste e podem ser utilizadas em bioensaios simples e de baixo custo para avaliar as toxicidades aguda e crônica. Este estudo foi planejado com o objetivo de avaliar os possíveis efeitos de diferentes três configurações de grafeno (grafeno comercial (Cheaptubes ? CTB), resíduo da queima do bagaço de cana (RQB) e carvão ativo nanoestruturado (CAN) em Hydra attenuata como bioindicador. Os organismos foram mantidos em condições ambientais controladas durante 96h. O CTB causou alterações morfológicas nas maiores doses testadas de acordo com escala de escores. Verificou-se que a Hydra attenuata mostrou-se sensível enquanto bioindicador e que o grafeno pode causar efeitos alterações físicas em organismos aquáticos.

Ano de publicação: 2015

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.