Avaliação da taxa de cruzamento de Arachis pintoi.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: OLIVEIRA, J. C. de; RUFINO, P. B.; AZÊVEDO, H. S. F. da S.; ASSIS, G. M. L. de; SEBBENN, A. M.; CAMPOS, T. de

Resumo: Uma das principais mudanças na paisagem amazônica é o desmatamento das florestas para implantação de pastagens. A espécie Arachis pintoi tem demonstrado um grande potencial na utilização em pastagens, tanto para recuperação de solo como para produção de forragem. O estudo avaliou a taxa de cruzamento natural de A. pintoi utilizando marcadores moleculares. A taxa de cruzamento multiloco (tm) e uniloco (ts) foram, respectivamente, 0,330 e 0,262, evidenciando um sistema de cruzamento misto (t<0,95) com predominância de autofecundação (66,9%). Um fator que pode contribuir para essa taxa de polinização cruzada é a presença de insetos polinizadores nas flores do amendoim forrageiro. Portanto, a taxa de cruzamento poderá ser utilizada para orientar as estratégias adotadas na conservação de germoplasma e nas novas coletas a serem realizadas para a espécie.

Ano de publicação: 2015

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Unidade: Embrapa Acre

Conteúdo relacionado

Tecnologias Ver mais

Metodologia: Metodologia técnico-científica

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.