Extração de DNA de bambu do gênero Guadua utilizando diferentes partes do tecido vegetal para otimização de protocolo.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: SILVA, S. M. M.; CAMPOS, T. de; PEREIRA, J. E. S.

Resumo: As florestas abertas com bambu do gênero Guadua "Tabocais", no Acre, são incomuns na Amazônia, mas no sudoeste da bacia, cobrem áreas extensas. Guadua é um dos gêneros de bambu com maior amplitude de distribuição no novo mundo. Devido as suas características de durabilidade, resistência, facilidade de manuseio, impermeabilidade, baixa combustão e alto poder calorífico, o bambu vem sendo utilizado em diversas atividades que incluem do paisagismo à construção civil. Nesse sentido, é que se tornam importantes os estudos genéticos, a fim de estimar a diversidade genética em populações naturais. O presente trabalho tem o objetivo de aperfeiçoar o protocolo para a extração do DNA de Bambu do gênero Guadua, para que posteriormente sejam feitas as análises necessárias. A coleta do bambu foi realizada na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Acre). Foram selecionadas partes do colmo jovem, bainha do colmo jovem e folha jovem, para que os testes de extração fossem realizados. A extração do DNA genômico seguiu o protocolo CTAB 2%. O tecido que apresentou maior concentração de DNA foi a folha jovem, com 300 ng/µl. Com base nos resultados recomenda-se a utilização do tecido foliar de Bambu do gênero Guadua para a extração de DNA, a fim de que se possa obter uma maior quantidade de estoque de material para futuras análises genéticas.

Ano de publicação: 2015

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Unidade: Embrapa Acre

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.