Protocolos aplicados nas amostragens para as estimativas de emissão de metano pelos bovinos no Pantanal.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: OLIVEIRA, L. O. F. de; FERNANDES, A. H. B. M.; FERNANDES, F. A.; SANTOS, S. A.; CRISPIM, S. M. A.; GARCIA, J. B.; SANTOS, R. dos

Resumo: A principal atividade econômica do Pantanal é a pecuária bovina de corte, a qual vem convivendo harmoniosamente no ambiente há mais de 200 anos (ABREU et al., 2008), reciclando nutrientes e gerando renda à sua população. No entanto, os processos fermentativos ocorridos no rúmen dos bovinos com a finalidade de degradação da fibra (celulose e hemicelulose, principalmente), além da geração de energia e outros nutrientes utilizados no metabolismo animal, produzem também, de acordo com as dietas, menor ou maior quantidade do gás metano (CH4), havendo necessidade do conhecimento deste volume de emissão. Além de outras medidas necessárias para os avanços nos estudos sobre o ciclo do C na pecuária pantaneira, as estimativas de emissão de metano constituem papel fundamental neste processo. Desta forma, este trabalho tem como objetivo apresentar as estratégias e práticas adotadas nas coletas de dados e de amostras, visando sua aplicação nas estimativas de metano no ciclo de produção da pecuária pantaneira.

Ano de publicação: 2015

Tipo de publicação: Folhetos

Unidade: Embrapa Pantanal

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.