Atributos químicos de um latossolo vermelho distrófico típico sob sistema agroflorestal e 15 anos após, sob pastagem.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: BUTZKE, A. G.; OLIVEIRA, T. K. de; BARDALES, N. G.; PAULA, A. E. B. de; FIUZA, S. da S.

Resumo: A ocupação desordenada na Amazônia brasileira contribuiu para o incremento da taxa anual de desmatamento de suas florestas para a implantação, principalmente, de pastagens e de uma agricultura de baixa tecnificação, atribuindo a esta região uma característica típica de uso da terra: o predomínio da pecuária de corte como principal uso. No Acre, essa realidade permite indicar a utilização de sistemas agroflorestais - SAF's visando ocupar áreas já desmatadas e, ao mesmo tempo, gerar emprego e renda aos pequenos e médios produtores. Neste contexto, sendo o solo um recurso natural complexo e dinâmico, o uso de indicadores da sua qualidade é essencial para avaliação e entendimento da funcionalidade e sustentabilidade de solos em diferentes condições de uso. Portanto, este estudo foi desenvolvido com o objetivo de avaliar atributos químicos do solo sob sistema agroflorestal e, após 15 anos, sob pastagem, em ambiente da Amazônia Sul-Ocidental.

Ano de publicação: 2015

Tipo de publicação: Resumo em anais e proceedings

Unidade: Embrapa Acre

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.