Perdas causadas pelas podridões do colmo na produtividade do milho safrinha no Estado do Tocantins.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: COSTA, R. V. da; SIMON, J.; ALMEIDA, R. E. M. de; CAMARGO, F. P. de; COTA, L. V.; SILVA, D. D. da; BORTOLON, E. S. O.; BORTOLON, L.; LAGO, B. C.

Resumo: A expansão da região agrícola conhecida como Matopiba, cuja abrangência envolve os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e da Bahia, tem recebido atenção quanto ao aumento da área de produção de milho. O Estado do Tocantins apresenta grande potencial para produção do milho nesta região, no entanto, alguns fatores podem limitar a produtividade. Entre estes fatores, a ocorrência de doenças é um dos mais preocupantesDurante acompanhamento das lavouras na região de Tocantins, foram observados elevados episódios de podridões-de-colmo. Para avaliar o potencial de perdas causadas por tais podridões, cinco cultivares de milho (DKB350, DKB380, LG6038, LG 6036 e STATUS) foram cultivadas no município de Pedro Afonso, TO. Espigas de plantas sadias e de plantas com sintomas de podridão de colmo foram amostradas para avaliar o potencial de perdas. Colmos de plantas com podridão foram coletados e enviados para laboratório para avaliação e identificação dos patógenos. Também foram avaliados a incidência de plantas com podridão por parcela, o tamanho (cm) e peso (g) de cada espiga doente e sadia e a produtividade. Houve diferença significativa no tamanho de espigas, peso de espigas e peso de grãos/espiga, sendo as menores médias apresentadas nas plantas com podridão da base do colmo, quando comparadas às plantas sadias. Observou-se redução média no peso de grãos em plantas doentes em torno de 28% em relação às plantas sadias, com perdas superiores a 10 sacas/ha na produtividade. Em todas as cultivares, a incidência de podridão foi alta (variando entre 30 e 55%). Prevaleceram os fungos Fusarium spp. e Stenocarpella spp como principais agentes de podridãode- colmo na região.

Ano de publicação: 2015

Tipo de publicação: Folhetos

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.