Protocolo de extração de RNA total de Arachis spp. e avaliação do efeito de contaminantes por meio de análises espectrofotométricas.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: MORGANTE, C. V.; MARTINS, A. da C. Q.; SILVA, A. K.; OLIVEIRA, T. N. de; GUIMARAES, P. M.; BRASILEIRO, A. C. M.

Resumo: Apesar de as tecnologias hoje disponíveis para a avaliação da expressão gênica oferecerem métodos mais simplificados, automatizados e com maior reprodutibilidade, a extração de RNA total a partir de tecidos vegetais, principalmente daqueles ricos em metabólitos secundários, ainda é uma etapa crítica e muitas vezes limitante ao processo. Considerando-se o crescente número de estudos genômicos de leguminosas, em especial de amendoim, a quinta oleaginosa mais cultivada no mundo e importante fonte de proteínas, este trabalho teve como objetivos descrever um protocolo para a extração de RNA total a partir de folhas e raízes de Arachis spp. e fornecer um guia para a análise qualitativa de RNA total por espectrofotometria para a identificação de contaminantes presentes em amostras de Arachis spp. Para tanto, as amostras foram intencionalmente contaminadas com reagentes comumente utilizados em protocolos de extração de ácidos nucleicos. Os resultados revelaram que contaminações com álcool etílico, álcool isopropílico, clorofórmio ou Tris não alteraram a qualidade e a quantificação do RNA. Contaminações com fenol, tiocianato de guanidina, CTAB e BSA geraram anormalidades na quantificação. Esses resultados podem ser utilizados como referência na quantificação de RNA total de plantas pelo método de espectrofotometria para a detecção de anormalidades nas amostras e identificação de possíveis contaminantes.

Ano de publicação: 2015

Tipo de publicação: Folhetos

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.