Uso de alporquia para propagação de espécies de Manihot de difícil enraizamento.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: VIEIRA, L. de J.; SAMPAIO, E. dos S.; CONCEIÇÃO, J. Q. da; SANTOS, L. B. P. R. dos; LEDO, C. A. da S.; SOUZA, F. V. D.

Resumo: As espécies silvestres do gênero Manihot dispõem genes que podem ser utilizados na obtenção de novas variedades. Entretanto, diferentemente da mandioca cultivada, algumas espécies silvestres não podem ser propagadas por estaquia, visto que o enraizamento e a regeneração de estacas simples praticamente não acontecem. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi utilizar o método da alporquia para propagar espécies de Manihot de difícil enraizamento. Como material vegetal foram utilizadas estacas de três espécies silvestres de Manihot consideradas de difícil enraizamento (M. peruviana, M. flabelifolia e M. anomala) e como controle foram utilizadas estacas de M. cartaginensis, espécie de fácil enraizamento. As alporquias foram realizadas no campo experimental do Banco Ativo de Germoplasma da Embrapa Mandioca e Fruticultura e após 30 dias as estacas enraizadas foram seccionadas e plantadas em vasos plásticos contendo três tipos de substratos: s1 ? areia lavada; s2 ? fibra de coco:vivato (1:1) e s3 - vivato, terra vegetal e areia lavada (1:1:1). Foi avaliado o percentual de plantas vivas após 60 dias de plantio. Todos os alporques apresentaram desenvolvimento de raízes no campo e regeneração de plantas em telado. Entre as espécies de difícil enraizamento, M. flabellifolia foi a que apresentou maior percentual de plantas vivas após 60 dias (85%) enquanto de M. peruviana apresentou o menor (20%). Os resultados mostraram que a utilização da alporquia é eficiente para propiciar o enraizamento de estacas de difícil enraizamento.

Ano de publicação: 2015

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Palavras-chave: Mandioca

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.