Cultura do abacaxi na Região de Itaberaba, em condições de sequeiro.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: MATOS, A. P. de; SANCHES, N. F.; REINHARDT, D. H. R. C.

Resumo: A cultura do abacaxi vem sendo explorada há mais de quarenta anos na região de Itaberaba, predominantemente em pequenas propriedades, com áreas médias inferiores a três hectares. No entanto, a elevação dos custos dos insumos e, sobretudo, as exigências crescentes dos consumidores em relação à qualidade dos frutos têm determinado a necessidade de melhorias adicionais nas técnicas de cultivo e do manejo dos frutos na colheita e pós-colheita. Além disso, tem-se observado um aumento nas perdas causadas pela incidência de problemas fitossanitários, especialmente a fusariose, assim como uma crescente degradação dos solos e dos demais recursos naturais, demandando a adoção de um conjunto de medidas de controle da referida doença e de práticas de conservação da vegetação natural e dos solos cultivados com abacaxi. Como resultado, são apresentadas, neste trabalho, as tecnologias recomendadas para a prática de um sistema de exploração comercial sustentável.

Ano de publicação: 2016

Tipo de publicação: Folhetos

Palavras-chave: Abacaxi

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.