Método de digestão por via úmida para determinação de microelementos e elementos traços por espectrometria de emissão óptica em vinhos.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: FREITAS, S. C. de; SANTOS, J. de O.; SIMAS, E. S.; SILVA, T. dos S.; CONTE, C.

Resumo: A presença e a concentração de elementos minerais em vinhos é uma das técnicas empregadas para distingui-los. A espectrometria de emissão óptica tem sido empregada para análise do perfil mineral de vinhos e esta técnica exige uma etapa de pré-tratamento da amostra para destruição da matéria orgânica. O objetivo deste trabalho foi definir um método de digestão por via úmida, em amostras de vinhos, capaz de avaliar quantitativamente a presença de Cd, Co, Li, Sc, Ti, V, Ba, Fe, Mn, Sr e Zn, evitando diluição da amostra e empregando menor concentração na fortificação, de modo a se reproduzir valores encontrados na natureza. Para tanto, foi testada a digestão por via úmida de vinhos tintos e brancos, provenientes do Vale do Submédio São Francisco, Brasil. A digestão foi realizada em bloco digestor de 42 posições, usando-se 12 mL de ácido nítrico e 4 mL de peróxido de hidrogênio. A taxa de recuperação média obtida para os 11 elementos apresentou-se entre 88,3 e 101,7%, considerada eficiente.

Ano de publicação: 2015

Tipo de publicação: Folhetos

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.