Comparação de eficiência econômica entre métodos de propagação vegetativa de Coffea canephora in vitro e campo.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: SOUZA, C. A. de; SANTOS, M. R. A. dos; ROCHA, J. F. da; ARAUJO, L. V. de; ESPINDULA, M. C.

Resumo: Coffea canephora é uma espécie de café rústica, tolerante à seca e resistentes a doenças que comumente afetam C. arabica. Ele contribui para cerca de 35% da produção mundial de café e é vantajoso para a indústria do café solúvel. Propagação de C. canephora por sementes é indesejável porque este método resulta em alta heterozigose e grande variabilidade genética entre as populações. Sua propagação vegetativa é uma alternativa para evitar esse problema e tem sido alcançado com sucesso por ambos métodos in vitro e de campo, principalmente por embriogênese somática e enraizamento de estacas, respectivamente. O objetivo deste estudo foi abordar a viabilidade das duas formas de propagação, comparando o custo e o tempo para a produção de novas mudas e número de mudas produzidas em cada sistema de propagação. Tendo como resultado o custo final de uma plântula produzida sob condições in vitro é de US$- 0.23, enquanto que em condições de campo é de US$-0.12, recursos humanos sendo o mais alto custo em ambos os sistemas. O todo em processo in vitro leva 465 dias, em comparação com 345 dias tomadas nos procedimentos de campo, a aclimatação de mudas, sendo a atividade mais longa do processo in vitro. No entanto, uma única planta dá origem a 20.131,8 plântulas através do sistema in vitro, e apenas 180,2 plântulas por meio do sistema de campo. A propagação de C. canephora por embriogênese somática é mais caro e demora mais tempo do que a propagação de enraizamento das estacas, apesar do fato de que o primeiro permite a produção de muito mais plântulas por planta matriz. In vitro, os procedimentos podem ser mais eficientes apenas quando o número de plantas de matriz é restritivo, como no caso do lançamento de novas cultivares.

Ano de publicação: 2015

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.