Atributos físicos de solo e efeitos sobre a emissão de óxido nitroso em uma área manejada com estratégia integração lavoura pecuária floresta.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: RIBEIRO, M. F.; NUNES, A. C. R.; SPERA, S. T.; MAGALHAES, C. A. de S.

Resumo: Os sistemas integração lavoura pecuária floresta (ILPF) consistem numa estratégia que visa produção agropecuária sustentável ao integrar os componentes: lavoura, criação de gado e florestas plantadas numa mesma área, aproveitando os efeitos sinérgicos desta integração. A ampliação do uso desse e de sistemas agroflorestais em quatro milhões de hectares até 2020 foi compromisso assumido pelo governo brasileiro, tendo como base o Plano ABC, o qual tem por objetivo reduzir emissões de gases de efeito estufa na agricultura brasileira. A estrutura do solo tem sido estudada por muitos pesquisadores, principalmente quanto aos efeitos sobre a aeração do solo que causam redução de rendimento das culturas. E atualmente, sobre as emissões de gases de efeito estufa. Normalmente as causas mais comuns da desestruturação física do solo ocorrem devido ao pisoteio de animais como o gado, máquinas agrícolas, como trator, colhedoras e implementos agrícolas. Com a agricultura se modernizando, o peso das máquinas e equipamentos e o aumento da intensidade do uso do solo (FONTANELI et al., 2010). A desestruturação do solo, assumida como compactação do solo, é danosa à produção agrícola, pois influência negativamente o crescimento de raízes, fazendo com que a planta tenha redução no desenvolvimento. Os efeitos prejudiciais da desestruturação do solo são: redução no crescimento das raízes, na aeração e na disponibilidade de água do solo.

Ano de publicação: 2015

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.