Novas linhagens de algodoeiro herbáceo com coloração na fibra.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: CARVALHO, L. P. de

Resumo: No Brasil, o programa de melhoramento visando obtenção de cultivares com fibras coloridas foi iniciado pela Embrapa Algodão em meados da década de 1990 e até o presente momento já foram lançadas seis cultivares. Excetuando-se a BR 200, a primeira a ser desenvolvida e descendente de uma espécie de algodoeiro arbóreo (G. hirsutum L. r. marie galante Hutch.) as demais são de espécies de algodoeiro herbáceo (G. hirsutum L. r. latifolium Hutch.) e descendem do cruzamento de germoplasma de fibra colorida introduzido com germoplasma de fibra branca e adaptado ao cultivo na região Nordeste. Entre as cultivares desenvolvidas, há uma com fibra na cor verde e as demais possuem fibra marrom em diferentes tonalidades. Por outro lado, a espécie G. barbadense L. possui acessos silvestres com cores diferentes daquelas de G. hirsutum L., tais como lilás e marrom púrpura, além de outras. Há alguns anos a Embrapa Algodão vem trabalhando com estes materiais. Assim, o objetivo deste “documento” é apresentar os resultados obtidos utilizando esta espécie com doadora de cores na fibra. O programa de melhoramento do algodão de fibra colorida da Embrapa objetiva a obtenção de cultivares com novas tonalidades de cores utilizando métodos convencionais de melhoramento.

Ano de publicação: 2016

Tipo de publicação: Folhetos

Unidade: Embrapa Algodão

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.