Estrutura populacional e potencial para o manejo de Bertholletia excelsa (Bonpl.) em castanhais nativos do Acre e Amapá.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: NEVES, E. de S.; WADT, L. H. de O.; GUEDES, M. C.

Resumo: Este estudo discute a estrutura populacional e o potencial para o manejo de castanhais em duas regiões extremas da Amazônia (Acre e Amapá), avaliando a densidade de castanheiras, a distribuição diamétrica,e variáveis de copa. O diâmetro a 1,3 m do solo (DAP), a forma e posição da copa, presença de cipós na copa e status reprodutivo foram avaliados para cada árvore mapeada (DAP ?10 cm) em parcelas perma-nentes de 9 ha. Foram inventariadas seis parcelas em cada Estado, totalizando 108 ha de amostragem. A densidade e distribuição de indivíduos em classes de diâmetro foram determinadas por região (Alto Acre ou Alto Cajari) e dentro de cada região. No total, foram mapeadas 610 castanheiras, sendo 124 no Alto Acre e 486 no Alto Cajari. A densidade de castanheiras nos castanhais do Alto Cajari foi quatro vezes maior que no Alto Acre. Os castanhais do Alto Cajari apresentaram árvores com melhores características para a produção, como forma e posição da copa, bem como menor ocorrência de cipós na copa das árvores.Em termos de estrutura populacional, o castanhal do Sororoca apresentou problemas recentes com a regeneração ou alteração na dinâmica da regeneração natural ao longo do tempo, talvez por ser uma área de transição cerrado-floresta. Ambas regiões apresentaram castanhais com potencial para o manejo, com necessidades específicas de tratos silviculturais que favoreçam o recrutamento de jovens no Sororoca(AP) e corte de cipós no Filipinas (AC).

Ano de publicação: 2016

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Unidade: Embrapa Amapa

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.